A comunicação é um dos pilares mais importantes para o sucesso no ambiente de trabalho. Mais do que transmitir informações, ela é a ferramenta que constrói relações, gera confiança e impulsiona resultados. O impacto da comunicação nas relações profissionais vai muito além de falar bem: envolve ouvir com atenção, expressar ideias com clareza e adaptar a forma de se comunicar de acordo com o contexto e o público.

Em um mercado de trabalho cada vez mais colaborativo e dinâmico, a forma como nos comunicamos influencia diretamente na percepção que os outros têm sobre nós. Jovens que ingressam no mercado e profissionais em início de carreira precisam entender que suas mensagens verbais e não verbais refletem sua postura, valores e profissionalismo.

Dentro das pesquisas de análise de resultado e impacto social do projeto Jornada Jovem, a comunicação é a habilidade mais mencionada pelos participantes como desenvolvida. Profissionais que dominam essas habilidades tornam-se referência, pois inspiram confiança e respeito. No mundo digital, a comunicação também se estende para mensagens escritas, e-mails e plataformas online. Saber se expressar corretamente em diferentes canais é um diferencial competitivo. A forma como você escreve, responde e interage influencia a percepção que terão sobre você. Conforme demostra o feedback de Allana Victoria Gonçalves Oliveira.

“Acredito que o projeto tocou diretamente na minha comunicação. Antes, expor minhas ideias era um desafio, mas, com o apoio das atividades e dos ensinamentos, passei a me expressar com mais confiança e naturalidade. Esse desenvolvimento foi muito mais do que profissional; ele impactou profundamente a forma como me conecto com as pessoas, criando relações mais significativas e sinceras. (Agradeço a vocês pelo incentivo e a maneira como lidaram e lidam com todos nós ❤️) ”

Investir no desenvolvimento das habilidades de comunicação é investir na própria carreira. Profissionais que se comunicam bem constroem relações mais fortes, conquistam oportunidades de crescimento e contribuem para ambientes de trabalho mais colaborativos e produtivos. O impacto é claro: quem domina a comunicação transforma conflitos em aprendizado, ideias em resultados e relacionamentos em parcerias estratégicas. Essa soft skills abre muitas portas para a carreira, conforme menciona Larissa Chaves Cabral, turma J4B. “Dentre todas as habilidades que desenvolvi, a comunicação foi a que mais se destacou, perdi o medo de falar em público, aprendi a lidar com meus erros. Entendi a importância de sempre expressar minha opinião, mesmo que ela não seja a mais precisa A jornada jovem foi sem dúvidas uma experiência transformadora e que levarei para a minha vida toda”.

Em resumo, a comunicação não é apenas um recurso funcional: é uma habilidade estratégica para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. Jovens que compreendem esse impacto e buscam aprimorá-la desde o início da carreira estão mais preparados para enfrentar desafios, assumir responsabilidades e construir trajetórias profissionais sólidas. Cerca de 94% dos jovens participantes da nossa pesquisa de impacto social do projeto Jornada Jovem, revelam que se sentem mais preparados para atuar profissionalmente.